Ifes e INPI firmam acordo de cooperação técnica

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h52 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h55

Acordo prevê capacitações a servidores e estudantes do Ifes, além de apoio aos ambientes de inovação da instituição.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmam, nesta terça-feira (27), acordo de cooperação técnica entre as instituições. O acordo será firmado em evento on-line com a participação do reitor do Ifes, Jadir Pela; e do presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado; além da participação do coordenador geral de Disseminação para Inovação do INPI, Felipe Augusto de Melo Oliveira; do pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; e da chefe da Seção de Difusão Regional do INPI no Espírito Santo, Lívia Gouvea. O evento será transmitido a partir das 16h no canal do Ifes no YouTube.

O acordo tem como objetivo promover atividades de disseminação da cultura de inovação e o aprimoramento do uso do sistema de propriedade intelectual no Espírito Santo, principalmente junto aos alunos, servidores e empreendedores vinculados ao Ifes. A iniciativa visa ainda melhorar as condições para a cooperação entre o INPI e a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) para ampliar a orientação técnica; participação, proteção, comercialização de ativos intangíveis; e a transferência de tecnologias junto à sociedade.

Pelo acordo, o INPI ofertará capacitações aos alunos, servidores e comunidade, bem como apoio aos programas de inovação tecnológica do Ifes, Polo Embrapii e demais ambientes de inovação do Ifes. Cabe ao Ifes apoiar a inserção do INPI junto às atividades de promoção da inovação em todo o Estado, elaborando estudos sobre o uso da Propriedade Intelectual pela instituição e empreendimentos incubados e organizando eventos, workshops e mentorias de suporte a projetos de inovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria)