Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Abertas as inscrições para o Concurso Literário do Campus São Mateus 2020

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 14h39 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 14h59

A Coordenadoria de Biblioteca, em parceria com professoras de linguagens, lança a IX edição do Concurso Literário do Campus São Mateus, tradicionalmente realizado em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Este ano, será abordado o gênero memórias literárias, tendo como tema: “Memórias de Leitura”.

A memória literária é uma narrativa com características biográficas, com evocações do passado, geralmente escrita em primeira pessoa e que diz de situações que marcaram o(a) autor(a), percebidas a partir de sentimentos experimentados no tempo e no espaço no qual o relato é feito.

Para conhecer um pouco mais sobre o gênero, confira a transcrição de uma memória de leitura do escritor e professor Daniel Munduruku, que foi originalmente narrada em um vídeo do projeto “Memórias de Leitura” da Fundação Pedro Calmon, na Bahia:

“Eu estava limpando a biblioteca e numa fileira de livros tinha uma grande teia de aranha, e eu passei o pano e tirei a tal da teia e fiquei feliz porque achei que tinha feito o meu serviço. Quando voltei no segundo dia, a teia de aranha estava no mesmo lugar, e eu, na minha função de limpador de biblioteca, fui lá e tirei novamente a teia. No terceiro dia aconteceu a mesma coisa, só que eu fiquei curioso pra saber o que a aranha estava lendo. Então eu peguei aquele livro com cuidado e comecei a folhear. Ele se chamava O Pequeno Príncipe e eu fiquei apaixonado pela leitura do Pequeno Príncipe, e daquele dia em diante, eu nunca mais matei aranha”.

Para assistir ao vídeo, é só clicar no link: www.youtube.com/watch?v=2hS8iCXuBes

 

INSCRIÇÕES

Qualquer estudante matriculado(a) em algum curso do Ifes Campus São Mateus pode participar. Para isso, basta acessar o regulamento, fazer o download do formulário de inscrição (links abaixo) e enviar a memória de leitura para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até às 23h59min do dia 20 de outubro de 2020.

O resultado será divulgado no dia 29 de outubro e o(a) ganhador(a) será premiado(a) com um leitor de livros eletrônico (e-reader).

 

REGULAMENTO (formato PDF, 292 Kb)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

registrado em:
Fim do conteúdo da página