Cursos gratuitos capacitam professores para atuarem no Novo Ensino Médio

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 16h22 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 16h22

Iniciativa do Ifes, IFSC e Setec oferta cursos on-line por meio do Programa Mentoria para a Educação Profissional.

Estão no ar cinco cursos on-line voltados para auxiliar professores a orientar os estudantes no modelo do Novo Ensino Médio. Os cursos foram formulados no Programa Mentoria para a Educação Profissional, que é uma realização do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo é proporcionar a compreensão da nova estrutura do Ensino Médio com foco no Itinerário de Formação Técnica e Profissional, além de trazer noções importantes de orientação educacional e profissional para poder ajudar estudantes na construção de seu itinerário formativo. Cada curso tem 40 horas de duração, e as inscrições são gratuitas.

Para fazer, basta ter acesso à internet, sem necessidade de tutoria e sem exigência de requisitos mínimos. Os participantes que atinjam nota mínima nas avaliações recebem certificado digital de conclusão, que pode ser baixado.

Acesse a página do Programa Mentoria para a Educação Profissional na plataforma AVAMEC.

Conheça mais sobre os cursos:

1 - Educação Profissional: Estrutura e Possibilidades Formativas: Esse curso tem como foco a formação de profissionais da Rede Pública e Particular para a orientação educacional e profissional com base nos cinco itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

2 - Concepções de Trabalho e Profissionalização: tem como objetivo capacitar professores acerca da Estrutura do Novo Ensino Médio, levando em consideração conceitos fundamentais para o itinerário de formação técnica e profissional, tais como: Trabalho, Técnica, tecnologia entre outros.

3 - Processos de Orientação Educacional e Profissional: Capacita professores da Educação Básica para conhecerem os processos de escolha e tomada de decisão do estudante. Para isso, o curso foi construído com foco em desenvolver habilidades para o professor auxiliar seus alunos na construção dos itinerários formativos, fornecendo informações para os diferentes percursos formativos e a tomada de decisão vocacional por parte de seus alunos

4 - Ações de Orientação Educacional e Profissional: promove subsídios teóricos e metodológicos para a orientação educacional e profissional levando em consideração a elaboração de programas e atividades que favoreçam a tomada de decisão dos alunos. Aborda processos e situações de orientação na escola e na comunidade e diferentes percursos de orientação para os estudantes, bem como outros modos de intervenção em orientação.

5 - Projeto de Intervenção para Orientação Educacional e Profissional na Educação Básica: tem como finalidade debater o papel do professor como modelo de profissional para os estudantes do Novo Ensino Médio, tanto no âmbito acadêmico quanto para as escolhas profissionais. Para isso, as atividades do curso trabalham conteúdos que desenvolvem no docente a capacidade de elaborar programas e atividades que favoreçam o desenvolvimento e a tomada de decisão dos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes (Reitoria).